PRESSÃO ARTERIAL

         A pressão arterial representa a força (pressão) exercida pelo sangue contra as paredes arteriais durante um ciclo cardíaco. A pressão sistólica, a mais alta das duas mensurações de pressão, ocorre durante a contração ventricular (sístole) quando o coração impulsiona o sangue para dentro da aorta. Após a sístole, os ventrículos se relaxam (diástole). A pressão mais baixa alcançada durante o relaxamento ventricular representa a pressão diastólica.

Hipertensão Arterial

         Hipertensão é uma crônica e persistente elevação da pressão sanguínea. Dados sobre a classificação da pressão arterial dos adultos são apresentados na tabela abaixo.

        Se a hipertensão é diagnosticada, tratamentos efetivos devem ser implantados, como reeducação alimentar, redução ou eliminação do uso de álcool e cigarro e  prática de exercícios físicos, caso  mantenha o quadro de hipertensão arterial o cardiologista prescreve algum tipo de medicamento para baixar a pressão arterial,  tais como diuréticos, betabloqueadores, inibidores do sistema nervoso simpático e vasodilatadores.

         A prática regular de exercícios físicos é recomendada para todos os hipertensos, inclusive aqueles sob tratamento medicamentoso, porque reduz a pressão arterial sistólica/diastólica em 6,9/4,9 mmHg. Além disso, o exercício físico pode reduzir o risco de doença arterial coronária, acidentes vasculares cerebrais e mortalidade geral.

         Antes de iniciarem programas regulares de exercício físico, os hipertensos devem ser submetidos a avaliação clínica especializada, exame pré-participação (para eventual ajuste da medicação) e recomendações médicas relacionadas aos exercícios. Hipertensos em estágio 3 só devem iniciar o exercício após controle da pressão arterial.

Referências:

– V Diretrizes Brasileira de Hipertensão Arterial

– SIMÃO, Roberto. Fisiologia e prescrição de exercícios para grupos especiais. Phorte Editora. São Paulo, 2008.

– McARDLE, William; KATCH, Frank; KATCH, Victor. Fundamentos de fisiologia do exercíci. Editora Guanabara. Rio de Janeiro, 2002

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 26 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: