Adultos de 18-64 anos

Níveis recomendados de atividade física para adultos de 18-64 anos

          Em adultos de 18-64 anos a atividade física inclui atividades de lazer (por exemplo: dançar, jardinagem, caminhadas, natação), transporte (a pé ou de bicicleta por exemplo), profissional (ou seja, trabalho), as tarefas domésticas, jogos, esporte ou exercício planejado.

          A fim de melhorar a aptidão cardiorrespiratória e muscular, a saúde óssea, reduzir o risco de doenças não transmissíveis e depressão:

          • Adultos de 18-64 anos devem fazer pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada durante a semana ou fazer pelo menos 75 minutos de atividade aeróbica de intensidade vigorosa durante a semana ou uma combinação equivalente a moderada e vigorosa.

          • A atividade aeróbica deve ser realizada em períodos de pelo menos 10 minutos de duração.

          • Para benefícios adicionais de saúde, os adultos devem aumentar a sua atividade aeróbica de intensidade moderada a 300 minutos por semana, ou envolver-se em 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade vigorosa por semana, ou uma combinação equivalente de atividade moderada e de intensidade vigorosa.

          • Atividades de fortalecimento muscular devem ser feita envolvendo grandes grupos musculares em 2 ou mais dias por semana.

Atividade física para todos 

          Essas recomendações são relevantes para todos os adultos saudáveis ​​com idades entre 18-64 anos, a menos que condições médicas específicas indicam o contrário.

          Eles são aplicáveis ​​para todos os adultos independentemente do seu nível de gênero, raça, etnia ou renda.

          Essas recomendações podem ser válidas para adultos com deficiências. No entanto ajustes podem ser necessários para cada indivíduo com base na sua capacidade e os riscos de saúde específicos ou limitações.

          Existem várias maneiras de acumular o total de 150 minutos por semana. O conceito de acúmulo refere-se a cumprir a meta de 150 minutos por semana realizando atividades em vários períodos curtos de pelo menos 10 minutos cada, distribuídos ao longo da semana, em seguida, somando o tempo gasto em cada dia: por exemplo, 30 minutos de atividade de intensidade moderada cinco vezes por semana.

         Grávidas, mulheres pós-parto e pessoas com históricos cardíacos precisam tomar precauções extras e consultar um médico antes realizar os níveis recomendados de atividade física para essa faixa etária.

         Adultos que atualmente não atendem as recomendações para a atividade física devem ter como objetivo aumentar a frequência, duração e intensidade.

Benefícios da Atividade Física para Adultos

          No geral, uma forte evidência demonstra que, em comparação aos homens e mulheres menos ativos, os indivíduos que são mais ativos:

         • têm menores taxas de mortalidade por qualquer causa, doença coronariana, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, síndrome metabólica, câncer de cólon e de mama, e depressão;

         • são menos susceptíveis de ter risco de uma fratura;

         • apresentam um maior nível de aptidão cardiorrespiratória e muscular;

        • são mais propensos a atingir a manutenção do peso, ter uma massa e composição corporal saudável.

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