PRESSÃO ARTERIAL

         A pressão arterial representa a força (pressão) exercida pelo sangue contra as paredes arteriais durante um ciclo cardíaco. A pressão sistólica, a mais alta das duas mensurações de pressão, ocorre durante a contração ventricular (sístole) quando o coração impulsiona o sangue para dentro da aorta. Após a sístole, os ventrículos se relaxam (diástole). A pressão mais baixa alcançada durante o relaxamento ventricular representa a pressão diastólica.

Hipertensão Arterial

         Hipertensão é uma crônica e persistente elevação da pressão sanguínea. Dados sobre a classificação da pressão arterial dos adultos são apresentados na tabela abaixo.

        Se a hipertensão é diagnosticada, tratamentos efetivos devem ser implantados, como reeducação alimentar, redução ou eliminação do uso de álcool e cigarro e  prática de exercícios físicos, caso  mantenha o quadro de hipertensão arterial o cardiologista prescreve algum tipo de medicamento para baixar a pressão arterial,  tais como diuréticos, betabloqueadores, inibidores do sistema nervoso simpático e vasodilatadores.

         A prática regular de exercícios físicos é recomendada para todos os hipertensos, inclusive aqueles sob tratamento medicamentoso, porque reduz a pressão arterial sistólica/diastólica em 6,9/4,9 mmHg. Além disso, o exercício físico pode reduzir o risco de doença arterial coronária, acidentes vasculares cerebrais e mortalidade geral.

         Antes de iniciarem programas regulares de exercício físico, os hipertensos devem ser submetidos a avaliação clínica especializada, exame pré-participação (para eventual ajuste da medicação) e recomendações médicas relacionadas aos exercícios. Hipertensos em estágio 3 só devem iniciar o exercício após controle da pressão arterial.

Referências:

- V Diretrizes Brasileira de Hipertensão Arterial

- SIMÃO, Roberto. Fisiologia e prescrição de exercícios para grupos especiais. Phorte Editora. São Paulo, 2008.

- McARDLE, William; KATCH, Frank; KATCH, Victor. Fundamentos de fisiologia do exercíci. Editora Guanabara. Rio de Janeiro, 2002

  1. 04/07/2012 às 19:48

    Muito Boa essa tabela!, Sou medica e aprovei.

  2. edna viana
    28/10/2014 às 10:50

    Parabéns pelo blog… espero acompanhar sempre!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: